Camyla Campos Eventos

Na nossa cozinha, são algunssss que nunca faltam (e também não deveriam faltar na sua – vamos explicar o porquê 😉)

Antes de elencar alguns dos inúmeros ingredientes que consideramos importantes e indispensáveis na nossa cozinha, vamos falar o porque damos preferência a eles.
Nós priorizamos alimentos que sejam ricos em antioxidantes (substâncias que evitam a formação de radicais livres no nosso organismo – o envelhecimento celular e o aparecimento de doenças). Exemplos: açafrão da terra (cúrcuma), verduras/legumes/frutas in natura (frescos), ervas frescas (manjericão, alecrim, louro, etc).
Esses alimentos, íntegros e frescos, são ricos em vitaminas e minerais – fitoquímicos (componentes naturais encontrados nesses alimentos), extremamente benéficos para a nossa saúde.
Quanto mais coloridos e diversos forem os alimentos do seu prato e/ou o consumo deles no dia, mais fitoquímicos estarão presentes. Eles são antídotos naturais com poder anti-inflamatório e imunizante!

Alguns dos nossos ingredientes:

1. Açafrão da terra (cúrcuma)

É uma raíz bem parecida com o gengibre mas com uma coloração alaranjada. Muita utilizada em forma de pó.
As suas principais propriedades são: ação anti-inflamatória, antioxidante, antibacteriana e digestiva.
O princípio ativo responsável pelo potencial medicinal da cúrcuma é a curcumina – consumir a cúrcuma juntamente com pitadas de pimenta do reino (de preferência moídas na hora), a ação da curcumina no nosso organismo é mais efetiva.
Nós utilizamos normalmente a cúrcuma em pó – de bons fornecedores – para temperar e agregar valor nutricional em praticamente TODOS os pratos que produzimos.

2. Azeite de oliva extra virgem

Fazemos assim: um azeite de oliva extra virgem mais barato para uso culinário (cozinhar, refogar, etc) e os demais azeites extra virgem para as finalizações – para enriquecer os sabores de cada ingrediente do prato.
Bons azeites ajudam a diminuir o excesso de colesterol e glicose no sangue e estão associados à diminuição do risco de câncer – possuem propriedades anti-inflamatórias.
Priorizamos os de embalagem escura, mantendo-os bem vedados e longe da luz, do calor para não oxidar.

3. Ervas frescas

Alecrim, salsinha, cebolinha, manjericão, louro, tomilho etc. São ricas em óleos essenciais e propriedades antioxidantes, cada uma com seu sabor e finalidades específicas.
Alecrim por exemplo, é muito perfumado e cítrico – usamos para assados e finalização de pratos.
O manjericão é um tempero coringa para saladas, pratos de massa, sanduiches e molhos em geral.
O tomilho pode ser usado como tempero para carnes de aves e bovinas grelhadas, feijão de todos os tipos, cozidos, patês e para finalização de pratos.

Importante abrir mão dos alimentos processados, temperos industrializados em favor dos frescos e naturais, pois os ingredientes nesse processo perdem seu poder vital e ainda podem prejudicar a saúde em função do alto teor de sódio e de conservantes.
Priorize alimentos frescos, produtos de boa procedência e qualidade (leia os rôtulos, se informe, pesquise, converse com quem saiba mais)

Na sua próxima ida à feira ou ao mercado, considere levar esses alimentos para casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Olá como podemos ajudá-lo?